sexta-feira, 24 de julho de 2009

Conab realiza capacitação para comunidade quilombola


A Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), está realizando durante essa semana uma oficina de capacitação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para 14 comunidades quilombolas. O objetivo principal do evento é capacitar os pequenos agricultores da comunidade e poderá gerar emprego e renda.O evento conta com o apoio do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), Ministério de Desenvolvimento Agrário(MDA), Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) e Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro).“Esse programa é para comprar a produção do agricultor e depois essa produção é doada, sendo um recurso do Governo Federal através do Ministério de Desenvolvimento Social e Ministério de Desenvolvimento Agrário e operacionalizado pela Conab. Então estamos explicando o programa, para que eles possam entender e depois fazer um projeto para que possam se inserir no programa,”explicou Priscila Fernandez, Engenheira Agrônoma da Conab.Na oficina estão participando cerca de 30 pessoas das comunidades quilombolas. O Governo Federal implementou esse programa em 2003 com aquisição de 2.500 reais e em 2006 com 3.500 reais por agricultor, ou seja, o Governo compra a produção dos agricultores, sendo que cada família pode vender em até 3.500 reais, logo o Governo faz a doação dos produtos. Segundo Priscila, a importância desse programa é que gera emprego e renda, além do que os produtos que esse agricultor não consegue colocar no mercado, o Governo compra. Além promover a alimentação, porque o produto comprado é doado para instituição governamentais ou não governamentais.“O programa de aquisição de alimentos para nós será muito importante porque vamos vender os produtos e se não conseguimos vender ou colocar no mercado, o Governo Federal irá comprar, além também de gerar mais recursos para os pequenos agricultores. E para nós do Curiaú entendemos que com essa capacitação até fim do ano estaremos construindo uma proposta de desenvolvimento econômico sustentável, em respeito às normas ambientais, já que estamos em uma área de preservação ambiental,”afirmou José Luis Marques, Gerente de Projetos da Associação dos Quilombolas do Curiaú.

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa para beneficiar a Comunidade Quilombola da APA do Curiaú. Estive aí em maio e pude ver que essa Comunidade esta muito organizada. Zé Luiz, espero que continue fazendo um ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Oi Zé Luis,
    gostaria de conversar com certa urgência a respeito de um projeto audiovisual na comunidade do Curiau. Sou Amapoaense e moro no Rio de Janeiro. Abaixo o email pra contato evgibson_70@hotmail.com Meu nome é Elke e parabéns pelo trabalho.

    Abços

    ResponderExcluir